Acompanhe o nosso Blog

Como a Internet das Coisas interfere nos Restaurantes?

Publicado por Milene Montanha Ligado .

 internet das coisas para restaurantes

Um restaurante exige um monte de "coisas" para torná-lo dinâmico e rentável. Desde as operações da cozinha, o controlo e gestão de F&B, os pontos de venda, atendimento e fidelização de clientes, gestão de clientes, etc. São inúmeras operações que podem ser controladas através da nova tecnologia da Internet das Coisas.

 

O que todas estas "coisas" têm em comum é que elas estão rapidamente se tornando parte dos dispositivos interconectados, aplicações de software, serviços web e outras fontes de dados comumente conhecida como a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things). E se estas "coisas" ainda não estão conectados em suas operações, certamente mais cedo ou mais tarde elas estarão conectadas, abrindo-se novas oportunidades e até mesmo alguns desafios.

É fulcral que os proprietários e gestores de restaurantes estejam atentos à esta nova revolução tecnológica para otimizar os seus negócios.

A Sabor Digital apresenta 7 pontos importantes a considerar para tirar o máximo proveito da Internet das Coisas para restaurantes e estabelecimentos similares do setor da restauração e bebidas.

1. Melhor Conectividade

Existe uma enorme variedade de sistemas e dispositivos (softwares e hardwares) habitualmente utilizados nos restaurantes. Contudo, se não houver interatividade entre estes sistemas e dispositivos verifica-se grande complexidade e até mesmo inviabilidade das operações. Por outro lado, conectividade limitada dificulta a inovação e minimiza o retorno do investimento em tecnologia da informação.

2. Flexibilidade na Plataforma

Em vez de eliminar ou substituir todos os sistemas de tecnologia já existentes para uma única solução e começar do zero, os restaurantes estão adotando plataformas da Internet das Coisas específicas para o setor. Estas plataformas permitem aos restaurantes construir novas aplicações na nuvem (cloud) que alavancam seus sistemas existentes.

3. Controlo em Tempo Real

À medida que o número de fontes de dados aumenta o mesmo acontece com o volume das informações. O setor da restauração e bebidas precisa de novos métodos para traduzir esses dados de forma a controlá-los e agir para aumentar a rentabilidade e reduzir as despesas do restaurante.

4. Rápida Inovação

Com base no modelo Plataforma como Serviço (PaaS - Platform as a Service), a tecnologia da Internet das Coisas permite que os dados que fluem livremente, concentrando rapidamente a construção e implantação de aplicativos que melhoram a experiência e produtividade para clientes, funcionários e parceiros.

5. Simples Gestão de Ativos de Tecnologia da Informação

Os métodos tradicionais de aquisição e as operações de novos softwares corporativos são complexos e caros. Os aplicativos baseados na plataforma são implantados e atualizados para todos em toda a empresa.

6. Baixos Custos de Propriedade

A inovação pode ser cara, com custos de desenvolvimento iniciais elevados, bem como os custos contínuos de manutenção e suporte. O modelo PaaS e a Internet das Coisas reduzem os custos totais do ciclo de vida do investimento em tecnologia da informação, eliminando altos custos de capital para infra-estrutura e desenvolvimento, e redução de custos operacionais, uma vez que os restaurantes só pagam pelo que usa.

7. Capacidade de Adaptação à Mudança

Com as novas plataformas da Internet das Coisas específicas para o setor da restauração e bebidas, as empresas podem atualizar aplicativos existentes e criar novos rapidamente, tornando-o mais fácil de se adaptar à evolução tecnológica e de negócios dinâmicos.

A Internet das Coisas ajuda os restaurantes conectar a qualquer sistema, inovar rapidamente, agir sobre insights de dados e gerir os ativos da Tecnologia da Informação. É possível resolver problemas relacionados como a segurança alimentar, gestão e controlo de F&B, gestão de inventário, segurança, gestão de energia, atendimento e fidelização de clientes, entre outros, com informações em tempo real e com total controlo das operações.

Contacte a Sabor Digital e conheça as soluções inovadoras baseadas na nova tecnologia da Internet das Coisas que irão otimizar e rentabilizar a gestão do seu restaurante.

Дървени летви - колчета http://www.emsien3.com/letvi от ЕМСИЕН-3
Дървени талпи http://www.emsien3.com/талпи от ЕМСИЕН-3
Instagram